Wednesday, June 12, 2024

TikTok processa governo dos EUA após assinatura da lei que obriga a venda da companhia

 Segundo o aplicativo, a lei viola a Constituição dos EUA por entrar em conflito com as proteções à liberdade de expressão norte-americana


Julgamento do TikTok
Imagem: olhardigital.com.br


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: g1.globo.com

Em: 07/05/24 


A chinesa ByteDance, dona do TikTok, disse no dia 07/05 que entrou com uma ação no Tribunal Federal dos EUA buscando derrubar uma lei que força a venda da rede social no país. 

A empresa alega que a legislação viola a Constituição dos EUA por vários motivos, incluindo entrar em conflito com as proteções à liberdade de expressão da Primeira Emenda. A lei, assinada por Biden em 24 de abril, força a ByteDance a vender o TikTok para uma empresa de confiança dos EUA.

Se essa operação não for concluída até janeiro de 2025, a plataforma poderá ser banida no país.

O documento do processo, ao qual a Reuters teve acesso, aponta que o “desinvestimento não é possível; nem comercialmente, tecnologicamente e legalmente”.

A ação também afirma que o governo chinês “deixou claro que não permitiria o desinvestimento do mecanismo de recomendação”, o algoritmo, que é a chave para o sucesso do TikTok”


Logo ByteDance
Imagem: prnewswire.com


Entenda a discussão envolvendo o TikTok e EUA:

Por que os EUA estão fechando o cerco contra o TikTok?

A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos. O TikTok, por sua vez, sempre negou qualquer tipo de conexão com o governo chinês.

Por que o projeto passou junto de um pacote com temas diferentes?

Uma versão anterior do texto estava paralisada no Senado desde março. Os congressistas, então, resolveram incluir a rede social em um pacote que inclui ajuda econômica a países aliados dos EUA, como Ucrânia e Israel. Projetos de lei de financiamento costumam andar mais rápido nas casas, além de ser uma prioridade do presidente Joe Biden.

E caso o TikTok não cumpra a lei?

Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão americana ou se ela não encontrar um comprador, as big techs Apple e Google terão de remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.




Nintendo Switch 2 será revelado até março de 2025, diz presidente

 Empresa confirma novo Nintendo Direct para junho, o console é aguardado pelos fãs há muito tempo


Logo Nintendo
Imagem: pt.wikipedia.org/


Diogo Caruso, 

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: theenemy.com.br

Em: 07/05/24


Em uma mensagem publicada nas redes sociais na madrugada do dia 07/05, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, revelou que a empresa tem planos de anunciar seu próximo console durante este ano fiscal, que começou em abril e termina em março de 2025.

Além disso, um novo Nintendo Direct foi confirmado para junho, mas Furukawa confirmou que a apresentação não contará com detalhes sobre o sucessor do Switch. 

“Aqui é Furukawa, presidente da Nintendo”, diz a mensagem. 

“Faremos um anúncio sobre o sucessor do Nintendo Switch neste ano fiscal. Já faz mais de nove anos desde que anunciamos a existência do Nintendo Switch, em março de 2015. Apresentaremos um Nintendo Direct em junho sobre a lineup de software do Nintendo Switch para a segunda metade de 2024, mas por favor estejam cientes de que não haverá menção sobre o sucessor do Nintendo Switch durante aquela apresentação.”

No relatório fiscal anual da empresa, também publicado nesta terça, a Nintendo revelou que o Switch vendeu 141,32 milhões de unidades desde seu lançamento em março de 2017.


Shuntaro Furuwaka
Imagem: bol.uol.com.br


A expectativa da empresa é de que o console venda mais 13,5 milhões até março de 2025 - chegando ainda mais perto de se tornar o console mais vendido de todos os tempos, superando o Nintendo DS e o PlayStation 2

O Nintendo Switch foi anunciado inicialmente em março de 2015 pelo então presidente da companhia e conhecido na época apenas como “NX”. A revelação oficial aconteceu mais de um ano depois. Esta é a primeira vez que a Nintendo fala abertamente e diretamente sobre um novo console e sucessor do Nintendo Switch, com todas as outras notícias em relação ao projeto vindo de rumores ou informações vindas de vazamentos.

Inclusive, apesar de ser conhecido popularmente como “Nintendo Switch 2”, o nome oficial do console ainda não foi propriamente anunciado pela empresa. Rumores recentes indicam que o videogame continuará a usar o formato dos controles Joy-Con, mas agora encaixados de forma magnética, ao contrário das travas analógicas do Switch. 

A previsão é de que só seja lançado no início de 2025, de acordo com informações do podcast O X do Controle, e corroborada pela Eurogamer e VGC.


Nasa pode construir ferrovia na Lua até 2030

 Projeto receberá cerca de R$ 3 milhões para continuar a desenvolver a pesquisa pelos próximos dois anos


Imagem de trem na lua
Imagem: pt.futuroprossimo.it


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Em: 07/05/24


Um projeto que prevê a construção de ferrovias na Lua até 2030 passou para a segunda fase do programa de Conceitos Inovadores Avançados (Niac) da Nasa.

Seis propostas foram selecionadas para essa etapa e cada grupo receberá cerca de R$ 3 milhões para continuar a desenvolver a pesquisa pelos próximos dois anos. Ao final desse período, os projetos aprovados poderão virar uma missão espacial. 

O Float (Flexible Levitation on a Track) foi desenvolvido por Ethan Schaler, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Ele prevê a construção de um trilho para robôs magnéticos flutuarem. Os trilhos ainda seriam necessários no uso de locomoção, já que ainda não possuímos a tecnologia para não utilizá-los, embora ideais e planejamnetos para uso sem trilhos estejam sendo debatidas. 

As máquinas passariam por uma pista feita de três camadas: uma de grafite, usada para fazer com que os robôs flutuassem a partir da magnetização; uma com um circuito elétrico para gerar o impulso magnético necessário no transporte; e uma com painéis solares, para gerar energia.


Imagem de astronautas na lua
Imagem: revistaplaneta.com.br


Os outros projetos englobam ideias como: um telescópio baseado em fluidos; um foguete de plasma pulsado; o uso de células termo radiativas para geração de energia fora do planeta; um radiotelescópio de baixa frequência; e a aplicação de sensores baseados em pontos quânticos. Entretanto, essas ideias ainda estão fora de cogitação nos próximos 5 anos.

A instalação da pista seria simplificada, precisando apenas ser desenrolada no solo, com a possibilidade de a recolher e alterar o local do transporte. A primeira fase do estudo foi concluída e agora a Nasa selecionou a pesquisa para receber um maior financiamento e avançar de fase. Cientistas pretendem projetar robôs e protótipos além de examinar os impactos de efeitos ambientais da Lua, como radiação e temperatura, nas estruturas do FLOAT.

 “Nossos colegas do Niac nunca deixam de surpreender e inspirar, e esta turma definitivamente oferece à Nasa muito para refletir sobre o que é possível no futuro”, disse John Nelson, executivo do programa Niac na sede da agência em Washington.





Telescópio Tess encontra exoplaneta rochoso com vulcões e lava derretida

Astrônomos localizaram TOI-6713.01, corpo que sofre influência de forças gravitacionais que causam intensa atividade vulcânica


Telescópio Tess
Imagem: uol.com.br

Diogo Caruso, 

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Em: 14/05/24


Um planeta rochoso e repleto de atividade vulcânica foi encontrado durante o estudo de um sistema estelar chamado HD 104067. Astrônomos da Universidade da Califórnia ficaram surpresos ao localizar o TOI-6713.01, que é 30% maior do que a Terra.

Usando o telescópio espacial Tess, da Nasa, cujo objetivo é buscar exoplanetas, foi descoberto o terceiro deste sistema. Mesmo já havendo outros, o espanto foi causado pela quantidade de vulcões ativos que existem em sua superfície rochosa.

“Ele foi forçado a uma situação em que está constantemente explodindo com vulcões. Em comprimentos de onda ópticos, seria possível ver um planeta incandescente, vermelho e com uma superfície de lava derretida”, disse Stephen Kane, astrofísico e autor do estudo.

Através dos dados obtidos, foi identificado que o TOI-6713.01 é muito semelhante a uma das luas de Júpiter, a Io, corpo que tem a maior atividade vulcânica em nosso sistema solar. Por estar muito perto do planeta, o astro sofre efeito de forças gravitacionais das outras luas, provocando constantes erupções.


Astro físico Stephen Kane
Imagem: phys.org 


O TOI-6713.01, planeta do sistema estelar recém descoberto, está a 2.327ºC e sob influência do efeito de energia de maré, que ocorre quando corpos que se orbitam compartilham suas forças gravitacionais. Por esse motivo, sua órbita é excêntrica, formando uma trajetória elíptica.

Esse efeito pode deformar os corpos envolvidos, causando variações em suas formas e até mesmo gerando calor interno. No caso do TOI-6713.01, a força gerada pelos outros planetas do sistema estelar causa a intensa atividade vulcânica e a alta temperatura em sua superfície.

Nos próximos estudos, Kane e seus colegas desejam descobrir a massa do novo planeta para conseguir calcular sua densidade. A partir desses números, será possível aferir a quantidade de material expelido pelos vulcões. “Isto nos ensina muito sobre os extremos de quanta energia pode ser injetada em um planeta terrestre, e as consequências disso”, disse o astrônomo.




Steve Jobs anuncia iPhone 4 nos Estados Unidos

 Apple anunciou nesta segunda-feira nova versão do iPhone contendo duas câmeras, na frente e no verso do iPhone e outras novidades


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: Terra.com.br

Em: 08/06/10


Apple anunciou nesta segunda-feira durante a WWDC, conferência anual de desenvolvedores da companhia, em San Francisco, nos Estados Unidos, a nova versão do iPhone, simplesmente chamada de iPhone 4, com um novo design. Segundo Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, que mostrou o aparelho no discurso de abertura do evento, “é o smartphone mais fino do mercado”.

Jobs anunciou as novidades durante uma conferência de desenvolvedores da Apple, em San Francisco.

Trata-se do mesmo aparelho cujos detalhes já haviam sido mostrados em abril pelo site Gizmodo. As principais novidades externas são as duas câmeras, na frente e no verso do iPhone. Um aplicativo, Face Time, permitirá que as imagens de ambas apareçam na tela do aparelho.

O iPhone 4 conta com um novo desenho com acabamento em aço inoxidável e a tela em vidro, medindo apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS). Nas suas configurações, mantém o 3G, GPS, Wi-Fi e Bluetooth, mas agora conta com um novo microfone para cancelamento de ruídos e câmera frontal para videochamadas.

A câmera traseira virá com um flash LED integrado, algo inédito em um iPhone. Como o iPad, o iPhone 4 usa o novo padrão microSIM para telefonia e dados, e usa um processador A4, desenvolvido pela própria Apple.

Jobs disse que o iPhone 4 terá uma tela que ele chamou de “retina display”, que aumenta a densidade de pontos na tela em quatro vezes, aumentando a resolução (agora de 960 x 640 pixels), e facilita a leitura de textos na tela de 3,5 polegadas.

Além disso, o sistema operacional usado no iPhone 4, o iPhone OS, muda de nome e se transforma em iOS4, com 100 novos recursos e que terá sua versão final disponível aos desenvolvedores ainda hoje.


Imagem do iPhone 4
Imagem: imore.com


Preços

Nos Estados Unidos, onde será vendido inicialmente, o iPhone 4 será oferecido em duas cores (branco e preto), com preços sugeridos de US$ 199 (16 GB) e US$ 299 (32 GB). Os novos iPhones 4 chegam às lojas em 24 de junho nos Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, com pré-venda a partir de 15 de junho. Mais 18 países receberão o iPhone 4 em julho, e outros 24 em agosto, com demais 40 completando a lista em setembro - o Brasil é um dos países que receberão o aparelho em setembro - mas será necessária ainda a homologação da Anatel.

O modelo iPhone 3G sai de linha, e o 3GS sofre uma redução de preço, para US$ 99 nos EUA com um contrato de dois anos com a operadora AT&T.

Bateria e câmera

A bateria do novo iPhone, de acordo com Jobs, é um pouco maior do que a do iPhone anterior e consegue atingir até sete horas de conversação em 3G, seis horas de navegação em 3G, dez horas de vídeo e 40 horas de música, graças ao processador A4. A Apple incluiu um giroscópio no iPhone 4, para jogos e aplicativos que dependem de movimento.

A câmera do iPhone também ganhou uma atualização no iPhone 4: tem 5 megapixels de resolução, com zoom digital de 5x e capacidade de gravar vídeos em alta definição (720p). A Apple vai lançar junto com o novo aparelho o aplicativo iMovie para iPhone, capaz de editar vídeos no smartphone, inserir trilha sonora, fotos e renderizar o vídeo final no próprio aparelho. Vai custar US$ 4,99 na App Store.

Bing e multitarefa

Uma das novidades no aparelho é que será multitarefa. Para demonstrar a nova opção - a impossibilidade de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo sempre foi uma crítica para os smartphones da Apple e também o iPad -, Jobs enviou o e-mail ao mesmo tempo em que ouvia uma música de Jack Johnson. Depois, navegou na internet.




Estreia primeiro cinema 3D no Brasil

Ingresso para filme em 3D é mais caro que a sessão normal. Diretores como Spielberg e George Lucas apostam no formato


Pessoas no cinema com óculos 3D
Imagem: pop.proddigital.com.br


Diogo Caruso, 

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: g1.globo.com

Em: 09/12/06


Estreou no dia 8 de dezembro, no shopping Eldorado, de São Paulo, o primeiro cinema que exibe imagens em três dimensões do Brasil. O sistema foi inaugurado há mais de um ano nos Estados Unidos e chega agora ao país pelas mãos da rede multinacional Cinemark.

A projeção em nada lembra as velhas sessões de filmes 3D, com óculos de celofane azul e vermelho. O ingresso é mais caro que o da sessão normal e dá direito ao empréstimo de óculos com lentes polimerizadas para ver o filme em três dimensões.

O filme escolhido, a animação “A casa monstro”, da Sony, foi exibido sem os velhos problemas que afligiam produções em três dimensões, como as sombras “fantasmas” e as pequenas interrupções. As imagens são projetadas em uma tela prata igual ao de um cinema IMAX.


Capa do filme "Casa Monstro"
Imagem: mob.org.pt

Rodando a 144 quadros por segundo – padrão dos novos projetores digitais – as imagens em três dimensões parecem tão reais quanto pode ser uma animação criada em computadores. A primeira cena, que mostra uma folha de bordo caindo em direção à grama, chega a confundir nos momentos iniciais: parece uma locação real.

O sistema 3D em uso pelo Cinemark foi criado pela Real D, empresa fundada em 2001 e que iniciou as projeções digitais do gênero ano passado, com outra animação, “O galinho Chicken Little”, da Disney. Aliás, animações feitas em computadores são facilmente convertidas para o sistema, já que são produzidas originalmente em três dimensões.

Mas filmes “normais” também serão lançados neste formato. Peter Jackson, diretor de “O senhor dos anéis”, e Steven Spielberg já manifestaram a intenção de lançar filmes em 3D brevemente. E James Cameron, diretor do “Titanic”, prepara para 2008 uma ficção científica de milhões de dólares totalmente em 3D.




Após 10 anos sem voz, cantor lança música com ajuda de inteligência artificial

 

Impedido de cantar após um AVC, o astro do country norte-americano Randy Travis recorreu à IA para recriar sua voz em uma nova música, intitulada "Where That Came From"


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: techtudo.com.br

Em: 07/05/24

 

O uso da inteligência artificial (IA) para recriar a voz de artistas incapazes de gravar novas canções ganhou um novo capítulo nesta semana. O cantor country norte-americano Randy Travis, de 65 anos, impedido de cantar devido a um AVC, lançou uma nova música nesta segunda-feira (6) que utilizou a IA para reproduzir a sua voz durante toda a melodia. O resultado é uma faixa inédita que já acumula milhares de visualizações nas plataformas de áudio e vídeo. Entenda, a seguir, como foi o processo de criação da nova música de Randy Travis.

O astro da música country e gospel norte-americana Randy Travis sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em julho de 2013, no Texas, nos Estados Unidos, e teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência no cérebro. Desde então, ele fala com dificuldade, mas possui uma vida ativa. Nesta segunda-feira (6), ele lançou sua nova música inédita após mais de uma década, intitulada “Where That Came From”, (“De Onde Isso Veio”, em tradução livre), gravada em estúdio com a utilização de um software de inteligência artificial para recriar a sua voz.


Randy Travis no palco
Imagem: hotnews.pt


O clipe da música foi publicado no canal oficial do artista no YouTube e mostra diversos momentos da gravação da faixa em um estúdio, incluindo a captação de áudio dos outros instrumentos usados na composição da melodia. A nova canção também ganhou um “Lyric Video”, que mostra toda a letra da música para o ouvinte acompanhar. A produção também está disponível em apps de streaming como o Spotify e Apple Music.

A música foi criada por produtores da equipe de Randy Travis, treinando um modelo de inteligência artificial sem nome revelado. Eles utilizaram 42 gravações originais do cantor, com isolamento vocal, para que o software reproduzisse os timbres, a dicção e a forma de cantar do artista. No estúdio, o cantor country James Dupré gravou os vocais com a nova letra para que o sistema pudesse usá-los como base e transformá-los na voz de Travis por meio da IA.

“A voz de Randy Travis é como um abraço de um velho amigo e uma voz que fez muita falta. Foi uma honra absoluta ajudar a estabelecer as bases para trazer sua voz de volta ao mundo, aos seus fãs e, o mais importante, ao Randy. Espero que haja mais ‘de onde isso veio’”, disse Dupré em uma publicação no Instagram, fazendo um trocadilho com o nome da música.

Todo o processo foi acompanhado pela equipe de produção de Randy, sob supervisão do próprio artista e do produtor Kyle Lehning, que acompanha o cantor desde o início da sua carreira. A letra da nova produção foi escrita pelos veteranos country John Scott Sherrill e Scotty Emerick. Nas imagens do clipe, é possível ver Randy sorrindo e comemorando o resultado em vários momentos.

A copresidente da Warner Music Nashville, gravadora que detém os direitos das músicas de Randy Travis, disse que a clonagem de voz chega próximo de artistas como ele, mas que “não soam reais, porque não são”. Atualmente, a empresa não pode recorrer em relação às criações de músicas com IA, mas uma lei que entrará em vigor em 1º de julho deste ano permitirá que gravadoras tomem medidas legais contra pessoas que utilizam softwares para recriar a voz de um artista sem a sua permissão.


Brasileiros têm medo de ser substituídos por IA no trabalho

 

Embora brasileiros tenham medo de ser substituídos pela inteligência artificial, eles acreditam que a tecnologia pode auxiliar na rotina profissional


Ser humano encarando robô
Imagem: uol.com.br


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: techtudo.com.br

Em: 07/05/24

Uma pesquisa publicada neste mês revela que a maioria dos brasileiros tem medo de perder o emprego para a inteligência artificial (IA). De acordo com estudo desenvolvido pelos grupos Go Gamers e Sioux Group, 58% dos entrevistados acreditam que a desigualdade social no país pode aumentar devido a substituições da mão de obra humana por ferramentas com IA. 

Além disso, 56,2% dizem ter medo de um mundo cheio de ferramentas de IA generativas. Por outro lado, a maioria acha que esse tipo de tecnologia pode ajudar pessoas em suas rotinas profissionais e torná-las mais produtivas. O estudo, que se chama Pesquisa Game Brasil (PGB 24) e ocorre desde 2013, é feito pelos grupos Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM. O objetivo principal da iniciativa é entender o perfil de gamers e suas experiências de consumo, mas outros detalhes comportamentais sobre tecnologia também são citados.

A edição de 2024 da PGB realizou um estudo sobre como a IA está presente no dia a dia dos gamers, incluindo suas percepções e medos relacionados ao assunto. Para isso, a pesquisa entrevistou 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal de 21 de dezembro de 2023 até 17 de janeiro de 2024.

Embora exista um medo da substituição no emprego, a pesquisa mostra que 67,8% dos brasileiros acreditam que as ferramentas de IA podem melhorar o ambiente de trabalho e deixar as pessoas mais criativas e produtivas. Além disso, 59,5% das pessoas que participaram da pesquisa aprovam a ideia do uso de IA nas escolas e no processo de aprendizado para deixá-lo mais eficaz.

Ou seja, em geral, os brasileiros acreditam no potencial da IA em transformar atividades e tornar a humanidade mais produtiva. Outra pesquisa, realizada pela Getty Images em outubro do ano passado, relevou que a população do país tem 15% mais interesse pela inteligência artificial em comparação a outros países. Vale lembrar que, atualmente, acredita-se que a tecnologia não será capaz de substituir a humanidade por completo — talvez apenas em tarefas mais repetitivas ou que não exijam decisões subjetivas.