Wednesday, June 12, 2024

Nasa pode construir ferrovia na Lua até 2030

 Projeto receberá cerca de R$ 3 milhões para continuar a desenvolver a pesquisa pelos próximos dois anos


Imagem de trem na lua
Imagem: pt.futuroprossimo.it


Diogo Caruso,

Eduardo Valadão e

Ian Corrêa.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Em: 07/05/24


Um projeto que prevê a construção de ferrovias na Lua até 2030 passou para a segunda fase do programa de Conceitos Inovadores Avançados (Niac) da Nasa.

Seis propostas foram selecionadas para essa etapa e cada grupo receberá cerca de R$ 3 milhões para continuar a desenvolver a pesquisa pelos próximos dois anos. Ao final desse período, os projetos aprovados poderão virar uma missão espacial. 

O Float (Flexible Levitation on a Track) foi desenvolvido por Ethan Schaler, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Ele prevê a construção de um trilho para robôs magnéticos flutuarem. Os trilhos ainda seriam necessários no uso de locomoção, já que ainda não possuímos a tecnologia para não utilizá-los, embora ideais e planejamnetos para uso sem trilhos estejam sendo debatidas. 

As máquinas passariam por uma pista feita de três camadas: uma de grafite, usada para fazer com que os robôs flutuassem a partir da magnetização; uma com um circuito elétrico para gerar o impulso magnético necessário no transporte; e uma com painéis solares, para gerar energia.


Imagem de astronautas na lua
Imagem: revistaplaneta.com.br


Os outros projetos englobam ideias como: um telescópio baseado em fluidos; um foguete de plasma pulsado; o uso de células termo radiativas para geração de energia fora do planeta; um radiotelescópio de baixa frequência; e a aplicação de sensores baseados em pontos quânticos. Entretanto, essas ideias ainda estão fora de cogitação nos próximos 5 anos.

A instalação da pista seria simplificada, precisando apenas ser desenrolada no solo, com a possibilidade de a recolher e alterar o local do transporte. A primeira fase do estudo foi concluída e agora a Nasa selecionou a pesquisa para receber um maior financiamento e avançar de fase. Cientistas pretendem projetar robôs e protótipos além de examinar os impactos de efeitos ambientais da Lua, como radiação e temperatura, nas estruturas do FLOAT.

 “Nossos colegas do Niac nunca deixam de surpreender e inspirar, e esta turma definitivamente oferece à Nasa muito para refletir sobre o que é possível no futuro”, disse John Nelson, executivo do programa Niac na sede da agência em Washington.





No comments:

Post a Comment